Como lidar com a pandemia de COVID-19

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Como lidar com a pandemia de COVID-19

Já passaram alguns meses, bastantes, desde que pela primeira vez ouvimos falar neste novo coronavirus, o COVID-19. E do nada este passou a ser o tema central de conversas, de notícias, e passou também a ser o tema central das nossas vidas porque a realidade que todos conhecíamos e que tínhamos como garantida em poucos dias desapareceu.

Temos saudades do antigamente, da liberdade de escolhas e até de circulação, temos saudades dos grandes almoços em família ou com amigos, temos saudades dos longos abraços apertados e dos beijos dos que nos são mais queridos. Todos sentimos falta ou saudade de alguma coisa, cada um à sua maneira, cada um a lidar o melhor que sabe, que consegue, e que pode.

Mas há algumas dicas que lhe queremos dar para conseguir ultrapassar este tempo difícil duma forma não tão pesada:

 

Pare. Respire. Reflita.

Respirar lentamente é uma das melhores formas mais eficazes de reduzir o stress, uma vez que está a dizer ao cérebro para relaxar o corpo.

Respire lentamente: inspire pelo nariz e expire devagar, repetindo este processo algumas vezes.

Preste atenção ao que está a sentir e a pensar, sem quaisquer juízos de valor. Em vez de responder ou reagir a esses pensamentos ou sentimentos, reconheça-os e, depois, deixe-os fluir.

 

Converse com outras pessoas

Falar com pessoas em quem confia pode ajudar bastante. Mantenha um contacto regular com pessoas próximas de si. Diga-lhes como se sente e partilhe as suas preocupações preocupações, não se esqueça, o que sente é perfeitamente legitimo e normal, estamos todos juntos nisto!

 

Mantenha uma rotina saudável

O que deve fazer:

. Levante-se e deite-se todos os dias por volta das mesmas horas

. Cuide da sua higiene pessoal

. Faça refeições saudáveis a horas regulares

. Faça exercício regularmente. Praticar atividade física de baixa intensidade durante apenas 3 a 4 minutos, como caminhada ou alongamentos, pode ajudar

. Atribua um tempo para o trabalho e um tempo para o descanso

. Arranje tempo para fazer coisas de que gosta

.Faça intervalos regulares entre atividades ao ecrã

O que não deve fazer:

. Não consuma álcool ou drogas como forma de lidar com o medo, a ansiedade, o aborrecimento e o isolamento social.

 

Seja gentil consigo e com os outros

Não exija demasiado de si em dias difíceis. Aceite que alguns dias podem ser mais produtivos do que outros.

Tente reduzir o tempo que passa a ver, ler ou ouvir notícias que lhe tragam ansiedade ou preocupação. Procure as informações mais recentes de fontes fiáveis a horas específicas do dia.

Ajudar outras pessoas também pode ser bom para si. Se o puder fazer, ofereça apoio a pessoas que possam precisar na sua comunidade.

 

Peça ajuda se precisar

Não hesite em procurar ajuda profissional se achar que precisa. Um bom ponto de partida é o seu profissional de saúde local. As linhas de apoio telefónico também podem ser uma opção.

É verdade que esta situação nos tem fragilizado, a todos. Mas cuidar de si e dos seus pode ser a chave. Cuide da sua saúde mental e física, peça ajuda, converse sobre o que o preocupa, mantenha-se ativo e saudável.

E vamos acreditar que todos dando o nosso melhor vamos sair disto, fortes e unidos.

E não se esqueça, estamos cá para ajudar! Entre em contacto connosco através do nosso email geral@farmaciaportugal.pt ou pelo nosso site, na área de contactos https://www.farmaciaportugal.pt/contactos/