Cuidar da pele depois do sol

  • Home
  • Cuidar da pele depois do sol

Cuidar da pele depois do sol

Usou o protetor solar correctamente nas suas idas à praia ou à piscina? Se sim, o que podia fazer pela saúde da sua pele está feito, certo? Pois, infelizmente está errado, o cuidado com a pele após esta ser exposta ao sol continua, mesmo depois de o sol se ter posto. Cuidar da pele depois da exposição ao sol é tão importante quanto antes de se expor. Quer saber porquê? Nós explicamos!

A palavra-chave no cuidado após a exposição solar é a hidratação. Os hidratantes reparam os danos causados pelo sol, retendo água e nutrientes na sua pele, que são tão fundamentais para a sua saúde, e claro, para a saúde da sua pele. Quanto mais a hidratar, mais uniforme, duradouro e bonito vai ser o seu bronzeado. Aplicar cremes hidratantes combate a pele seca, um dos efeitos negativos do sol.

A hidratação após a exposição ao sol será ainda mais importante se tiver permanecido demasiado tempo exposto ao sol ou se não se tiver protegido corretamente. A vermelhidão é sinal de que houve uma queimadura, uma reação inflamatória aguda como resposta à radiação. A gravidade vai depender do seu tipo de pele e do tempo que permaneceu ao sol, caso apareçam bolhas, é essencial procurar ajuda médica.

 

Hidratação refrescante no pós-sol

Se o caso é apenas ardor, pode utilizar cosméticos hidratantes, com fórmula probiótica (micro-organismos que equilibram as defesas da pele), óleo de linhaça ou manteiga de cacau, produtos que possuem um efeito refrescante e acalmam a pele. Com textura leve e de rápida absorção, o seu efeito pode ser potencializado se aplicado depois de estar no frigorífico.

 

Atenção no banho

Antes de colocar o hidratante, tome um banho rápido com temperatura média a fria, sem esfregar o corpo com esponjas. Em seguida, seque-se com uma toalha preferencialmente macia, sem friccionar o tecido contra o corpo. Aplique o hidratante e espere 15 minutos antes de vestir qualquer peça de roupa. O alívio será quase mediato.

 

Não se esqueça do protetor solar

A hidratação sozinha não vai fazer milagres, por isso, como já referimos anteriormente, o cuidado com a pele começa com o uso de um protetor solar com, no mínimo, FPS 30. Mas deverá esperar, pelo menos, 30 minutos após a aplicação antes de se expor ao sol, para que o produto seja absorvido e assim faça o efeito de proteção desejado. Além disso, deverá aplicar o protetor a cada duas horas.

É também importante respeitar os horários de exposição solar indicados pelos dermatologistas: antes das 11h ou após as 16h. A recomendação não é aleatória, nessas faixas horárias, a incidência de raios UVB é bastante menor. São eles os principais responsáveis pelas queimaduras solares e pelo cancro da pele. Por isso não se esqueça, se já terminou as férias e está de regresso à rotina é importante cuidar da hidratação da sua pele, a praia pode ter terminado, mas os cuidados com a pele não.

Quando respeita os cuidados antes de se expor ao sol e depois, sua pele agradece e a sua saúde também.

Gostava de saber mais sobre este tema, ou outros até? Estamos cá para ajudar! Entre em contacto connosco através do nosso email geral@farmaciaportugal.pt ou pelo nosso site, na área de contactos https://www.farmaciaportugal.pt/contactos/