Dia Mundial de Luta Contra o Cancro

  • Home
  • Dia Mundial de Luta Contra o Cancro

Dia Mundial de Luta Contra o Cancro

Em fevereiro é assinalado o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, e infelizmente é uma doença que atinge 25% da população em Portugal corre até aos 75 anos de idade, e 10% destes casos serão fatais. 

Mas nem tudo são más notícias, 30% a 50% dos cancros podem ser prevenidos. É por isso essencial efetuar exames de rotina regularmente.

Mas sabemos também que existem vários tipos de cancro, com diferenças manifestações e origens. 

Hoje queremos explicar-lhe um bocadinho dos diferentes tipos de cancro existentes.

O tipo de cancro é definido pela parte do corpo onde se localiza o tumor primário. Ou seja, se o tumor primário se localizar na próstata e se estender para outros órgãos, continuará a chamar-se “cancro da próstata” e não cancro do rim ou do fígado, ainda que se tenha propagado a esses órgãos.

Assim, existem quatro tipos de cancro bem diferenciados em função do tecido em que têm origem, e podem ser divididos em 4 grupos: carcinoma, sarcoma, leucemia e linfoma.

 

Carcinoma

Este tipo de tumor é o mais comum, representando 80% dos cancros. Entre eles encontram-se o carcinoma do pulmão, mama, cólon, próstata, pâncreas, bexiga ou estômago, e formam-se à superfície dos órgãos (células epiteliais). Existem vários subtipos de carcinoma, incluindo o adenocarcinoma, o carcinoma das células basais, o carcinoma de células escamosas e o carcinoma de células transicionais.

 

Sarcoma

O sarcoma forma-se no chamado tecido conectivo ou conjuntivo (músculos, ossos, cartilagem ou tecido gordo). Os mais frequentes são os sarcomas ósseos.

 

Leucemia

A origem da leucemia encontra-se na medula óssea, que é o tecido responsável por manter a produção de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Este tipo de cancro provoca a produção de um grande número de células de sangue anormais.

 

Linfoma

Os linfomas são um tipo de cancro que se desenvolve a partir de tecido linfático, que se encontra nos gânglios e órgãos linfáticos. Há dois tipos principais de linfoma: o linfoma de Hodgkin e o linfoma não-Hodgkin.

 

Outros cancros

Um dos outros tipos de cancro, que não se englobam nos anteriores, são os que afetam o sistema nervoso central. Trata-se de tumores localizados no cérebro e na espinal medula.

Assim, dependendo da sua origem, o cancro recebe um nome diferente. E dentro de cada categoria existem múltiplos tipos, cada um deles com prognóstico e tratamento diferentes, tendo em comum o crescimento descontrolado de células.

 

Dentro destes diferentes grupos, ou seja, diferentes origens da doença, é importante considerarmos que quando detetados precocemente a probabilidade do doente ser tratado de forma eficaz aumenta.

É muito importante que faça análises regularmente, que visite o seu médico, e que caso tenha algum indicador marque uma consulta para ser avaliado.

A prevenção pode reduzir entre 30% a 50% estas patologias, e claro, quanto mais cedo for diagnosticado o cancro, ou qualquer outra doença, mais fácil e eficaz é o seu tratamento. 

Por isso, não descure da sua saúde, prevenir é efetivamente o melhor remédio!

E não se esqueça, estamos cá para ajudar! Entre em contacto connosco através do nosso email geral@farmaciaportugal.pt ou pelo nosso site, na área de contactos https://www.farmaciaportugal.pt/contactos/