Saiba mais sobre o sistema imunitário, e como melhorar o seu!

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Saiba mais sobre o sistema imunitário, e como melhorar o seu!

 O corpo reage diariamente a ataques de bactérias, vírus e outros micróbios, utilizando para isso o sistema imunitário. Essa barreira de proteção é composta por milhões de células de diferentes tipos e com diferentes funções, responsáveis por garantir a defesa do organismo e por manter o corpo livre de doenças.

 

Devemos fortalecer o sistema imunitário, mas porquê?

As nossas defesas nem sempre estão fortes, no seu melhor. E com a chegada dos dias mais frios ter boas defesas é ainda mais importante.

O sistema imunitário existe para nos proteger de infeções virais, por isso é importante que esteja fortalecido e cumpra a sua função de proteção. Como tal, é essencial ter uma alimentação equilibrada e rica.

 

Então, e como pode fortalecer o seu sistema imunitário?

Há algumas medidas que pode adoptar para ajudar o seu sistema imunitário a funcionar melhor:

. Esteja hidratado

. Evite o stress

. Consuma mais frutos e vegetais

 

Quer saber quais os alimentos que deve consumir?

A nossa alimentação pode ser um grande aliado para prevenir doenças. Ou seja, ingerir os alimentos adequados pode ajudar a equilibrar a nossa imunidade. Há alimentos que pela sua composição são mais benéficos do que outros.

Então, vamos lá conhecer os alimentos que deve ingerir:

  1. Batata doce

A batata doce além de saborosa é rica em vitamina A e betacaroteno, sendo antioxidante pode ajudar a combater o envelhecimento e reduzir também o aparecimento de neoplasia

  1. Alho

A constituição do alho é bastante benéfica para a saúde, tem substâncias que ajudam a estimular a atividade celular do nosso sistema imunitário. Além disso, ajuda no combate a bactérias associadas à criação de úlceras, gastrite e neoplasia do estômago.

  1. Espinafres

É conhecido que o espinafre dá força, mas o que a maioria de nós não sabe é que este alimento tem uma composição à base de folato, ou seja, ajuda a produzir células novas e na reparação de ADN. Sendo ainda também rico em vitamina C, fibra e antioxidante.

  1.  Laranja, limão e kiwi

Estes frutos têm alto teor de vitamina C, ou seja, antioxidantes, e assim sendo evitam a oxidação das células do nosso sistema imunitário. Se consumir estes alimentos vai estar mais protegido quando exposto a agressões ao organismo, porque as suas células estarão de boa saúde.

  1. Iogurte

Ajuda no combate a doenças inflamatórias do intestino, devido ao facto de conterem bactérias que atuam como mediadoras da resposta inflamatória do seu organismo.

  1. Amêndoa

A amêndoa é rica em vitamina E e B3. Estas vitaminas combinadas fortalecem o sistema imunitário e por isso ajudam no combater ao stress.

  1. Cogumelos

Os cogumelos são ricos em antioxidantes e selénio. Quando os níveis de selénio no organismo estão baixos, ficamos mais suscetíveis a gripes e constipações. Além disso, os cogumelos também são ricos em vitaminas do complexo B, nomeadamente a niacina (B3) e riboflavina (B2) que fortalecem o sistema imunitário.

  1. Sementes de abóbora

As sementes de abóbora são compostas por zinco, um mineral que atua e regula a função das células do sistema imunitário.

 

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